IMG_4554.JPG

Claro que o tempo de funcionamento de um restaurante passa credibilidade, mas também não precisava ser tanto assim… O restaurante Sobrino de Botín, aberto desde 1725, ostenta o recorde de restaurante mais antigo do mundo segundo o Guiness Book. Numa ruela no centro antigo de Madri, uma taverna abre todos os dias para o almoço e para o jantar há 286 anos, sem nunca ter mudado de nome ou de ramo de atividade.

Para entendermos a idade do restaurante, nessa época a América do Norte era dividida entre ingleses, franceses e espanhóis, o Brasil ainda era colônia e só recebia visitas de exploradores que tinham interesse comerciais e a Europa ainda era o centro do mundo, com guerras para todos os lados e infinitos reis soberanos vivendo por lá. Sorte que o mundo mudou, mas o Sobrino de Botin continua firme e forte.

Ali também funcionava desde o século 16 uma bodega, onde os locais se aliviavam do tórrido calor do verão madrileno, mas que em 1725 foi posta abaixo para a inauguração da nova taverna. Um prédio, então novinho em folha, foi erguido no local, preservando-se apenas a cave subterrânea, que existe até hoje e é o salão preferido dos habitués do Botín atual.

Mas o verdadeiro marco da inauguração foi a instalação do forno decorado com azulejos destinado a assar pratos típicos da Província de Castilha. Ele está lá ainda hoje. As famílias que se sucederam na direção do estabelecimento nos séculos seguintes sempre apostaram que a qualidade do forno foi a responsável pela longevidade do Botín. E, embora algumas outras coisas tenham mudado, como a extinção do alojamento para hóspedes que funcionou no prédio até 1860, o forno continua lá transformando carnes cruas em pratos crocantes e deliciosos.

Mesmo sendo tão rico em história, o Botín nunca foi um lugar de nobres. A plebe sempre se esbaldou por lá, produzindo muita sujeira para o funcionário mais ilustre da casa, um tal de Francisco de Goya, o famoso pintor espanhol.

Sobrino de Botin. Calle dos Cuchilleros, 17. Madrid.
fonte VIAJANDAUN e INTERATA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *