SenacRN_Instrutor Rodrigo Santana (Foto Anastácia Vaz)

O Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, promove a Semana da Gastronomia Regional do Rio Grande do Norte, entre os dias 16 e 19 de junho, em Brasília (DF). O evento homenageará o estudioso potiguar, Luiz da Câmara Cascudo, abordando aspectos da gastronomia regional pesquisados por ele e que também estão presentes no livro Arte e rituais do fazer, do servir e comer no Rio Grande do Norte – uma homenagem a Câmara Cascudo, publicado pela Editora Senac.

Serão apresentados pratos da cultura gastronômica potiguar nos restaurantes-escola da Câmara dos Deputados, Senado Federal e Downtown, na Confederação Nacional do Comércio. Os instrutores do Senac RN, Rodrigo Santana, Jonatã Canela e Walei Silviano formam a equipe técnica que apresentará o cardápio regional. Entre os pratos que serão servidos estão o baião de dois com arroz da terra, filé de sol com cebola roxa, farofa d´água com castanha, paçoca, escondidinho de carne de sol e jerimum, entre outros.

A semana contemplará também uma aula-show no Centro de Aperfeiçoamento em Gastronomia do Senac. Além de degustações, a oficina trará receita diferenciada desenvolvida por Rodrigo Santana: feijoada de feijão verde. “O feijão verde é uma das mais fortes referências da dieta potiguar e a ideia da receita surgiu a partir da experiência de associá-lo a uma das principais referências da gastronomia brasileira, a feijoada”, ressaltou Rodrigo.

Para o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, o evento irá proporcionar aos chefs e alunos das empresas pedagógicas do Senac uma troca de conhecimentos, além de divulgar a culinária potiguar, um dos diferenciais do turismo no Rio Grande do Norte.

A Semana da Gastronomia Regional é uma iniciativa do Departamento Nacional do Senac, que visa divulgar as diferentes cozinhas do País. Na terceira semana de cada mês um Departamento Regional da instituição é convidado para divulgar a culinário do seu estado.

O Senac é referência em cursos do segmento de gastronomia. A Instituição conta com mais de 570 unidades escolares por todo o Brasil e uma estrutura formada por diversas empresas pedagógicas. No Senac RN há, aproximadamente, 100 cursos no portfólio voltados para qualificação na área de Turismo, Hospitalidade e Lazer.

Confira a programação do evento:

Dias 16 e 17 | Restaurante-escola Senac Câmara dos Deputados – Anexo IV | 12h às 15h

Dia 18 | Restaurante-escola Senac Downtown na CNC | 12h às 15h

Dia 18 | Aula-show no Centro de Aperfeiçoamento de Gastronomia | 19h às 21h

Dia 19 | Restaurante-escola Senac no Senado Federal | 12h às 15h

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *