artesanato-variado-presente-na-xxi-fiart-foto-caninde-soares

XXII FIART TERÁ ARTESÃOS DE DESTAQUE ATRAVÉS DO PROGRAMA DO ARTESANATO BRASILEIRO

Agendada para o período de 20 a 29 deste mês, a vigésima segunda edição da Feira Internacional de Artesanato vai colocar no Pavilhão das Dunas do Centro de Convenções, das 16 às 22h, renomados e qualificados artesãos de várias partes do Brasil e do exterior, numa ação do Programa do Artesanato Brasileiro, da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República.

A intenção do PAB é inserir nos melhores eventos de artesanato do País aqueles cujos trabalhos são diferenciados e dotados de grande qualidade, contribuindo assim com a divulgação do que temos de melhor e possibilitando intercâmbio entre artesãos com visitas ao compartilhamento de técnicas e procedimentos que elevam o nível do trabalho existente hoje no País.

Ainda segundo o PAB essa participação em mostras e exposições, “visa à disseminação e a valorização da produção artesanal do país em âmbito nacional e internacional. As feiras de comercialização por sua vez contribuem para a geração de renda e a participação do PAB nesses eventos se dá por meio da locação de espaços personalizados e exclusivos para artesãos cadastrados no SICAB.”

A promotora da feira, a Espacial Eventos, anuncia números positivos com relação a última Fiart. 85% dos expositores aprovaram o fluxo de visitantes. A feira movimentou R$ 9.700.000,00 com a venda de produtos e a promoção do artesanato e colocou no palco dando visibilidade e oportunidade à 1.460 artistas. Artesãos de todas as regiões do Brasil e de 14 países participaram da feira. Pesquisa da Smart apontou que 92% dos entrevistados disseram que gostariam de visitar a próxima edição.

Para 2017 o coordenador da Fiart, empresário Neiwaldo Guedes Lucena, anuncia que o tema será, “As tramas entre a arte, o talento e as oportunidades”. Para Guedes essa temática escolhida, “objetiva valorizar uma das técnicas de artesanato mais utilizadas em nosso Estado e no Brasil, os trançados, destacando a importância do trabalho manual e artístico para o surgimento de novas oportunidades de negócios”.

A XXII FIART em 2017 contará com 385 estandes e tem o apoio do Programa do Artesanato Brasileiro (Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da

República, Governo do Estado do RN, Prefeitura da Cidade do Natal e SEBRAE/RN.

Por Liszt Madruga

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *