Liszt Madruga

TURISMO ESPECIALIZADO GANHA ESPÇAÇO NA ABAV 2017

Espaço contará com 100 m² e a participação de agências e fornecedores que atuam diretamente com quatro eixos do turismo segmentado

A 45ª ABAV Expo Internacional de Turismo e 48º Encontro Comercial Braztoa investe na diversificação de expositores e oportunidades de negócios e apresenta a área Turismo Especializado, um espaço exclusivo para exposição de empresas e players com expertise em turismo LGBT, rural, de pesca esportiva e em ecoturismo e aventura.

Em estande dedicado com 100 m² de área, agências de viagens – associadas ou não à ABAV – participarão das  rodadas de negócios que ocorrerão em dois dias da feira. O primeiro dia será dedicado a empresas fornecedoras de produtos e serviços que atendam diretamente a esses quatro eixos do turismo segmentado, e o segundo os operadores, nacionais e internacionais.

IMPORTÂNCIA DO SETOR RECEPTIVO

“O segmento receptivo é muito importante para todo o mercado de turismo e é um dos que mais cresceu nos últimos anos, atendendo a procura por viagens personalizadas. Em um levantamento recente realizado pela ABAV, identificamos que 260 agências de viagens associadas pertencem ou atuam nesse universo. Queremos desenvolver uma série de ações que abram novas frentes de negócios e propiciem promoção e capacitação para essas agências, que em grande parte são formadas por micro e pequenas empresas”, afirma Ney Gonçalves, vice-presidente de Turismo Especializado da ABAV Nacional.

Para garantir sua presença no espaço, as empresas interessadas poderão escolher umas das posições disponíveis de forma flexível – por um, dois ou pelos três dias do evento – a um preço diferenciado, subsidiado pela ABAV. O objetivo é facilitar o ingresso dessas empresas como expositoras, e assim ampliarmos a visibilidade e   representatividade de importantes segmentos de mercado.

ESPAÇO TURISMO ESPECIALIZADO

O espaço Turismo Especializado envolve a parceria da Abeta (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura), ABTLGBT  (Associação Brasileira de Turismo LGBT), Anepe (Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva) e do Idestur (Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural).

A 45ª ABAV Expo Internacional de Turismo e 48º Encontro Comercial Braztoa acontece entre os dias 27 e 29 de setembro deste ano (quarta à sexta-feira), das 12h às 20h, no Expo Center Norte (SP).

ICCABAV AMPLIA ATUAÇÃO NO ABRACORP

ABAV e Abracorp estreitam relações de parceria com a assinatura de um termo de cooperação técnica envolvendo seus programas de capacitação. Com o acordo, a Abracorp passa a contar com o apoio do ICCABAV na implantação do Programa de Capacitação que ofertará cursos personalizados aos seus associados.

Inovação no mercado corporativo, o programa contará com uma grade de cursos e palestras que atenderão aos segmentos de gestão e operação – duas áreas de grande interesse para o setor – em plataformas presencial e EaD, disponibilizadas para as agências de viagens associadas à Abracorp em todo o Brasil.

PORTÓFOLIO EXCLUSIVO

As empresas interessadas também terão acesso a um portfólio exclusivo desenvolvido pelo ICCABAV, com base nos dados coletados pela Abracorp junto aos seus associados. Esse material disponibilizará diversas capacitações voltadas para áreas como gestão de projetos, desenvolvimento e motivação de equipes, performances de atendimento e técnicas de vendas e negociação – assuntos sinalizados pelas empresas como primordiais para o mercado.

Além da construção do conteúdo, o ICCABAV oferecerá apoio em outras áreas do Programa como coordenação de instrutores, auxílio nos processos de avaliação dos participantes e emissão dos certificados para os profissionais que concluírem os módulos e as atividades propostas.

 

“A parceria com a Abracorp vem suprir uma crescente demanda do mercado por capacitações que atendam ao universo corporativo, preparando as empresas e profissionais para novos negócios, atendimento diferenciado e fidelização do cliente”, ressalta o vice-presidente de Capacitação e Certificação da ABAV Nacional, Antonio Azevedo.

“Essa parceria é fundamental porque atende uma das atividades do nosso plano estratégico, que é o foco na capacitação. Criar conteúdos com a expertise do ICCABAV agilizará a ampliação do portfólio de capacitação dos nossos associados”, completa o diretor-executivo da Abracorp, Gervasio Tanabe.

ABAV PRORROGA CAMPANHA DE PREMIAÇÃO

Prazo final para a conclusão do levantamento entre agências de viagens associadas foi estendido até 21 de julho

Com o objetivo de possibilitar que mais agências de viagens associadas tenham a chance de concorrer ao sorteio de duas viagens com destino a Paris, a ABAV Nacional estendeu até 21 de julho o término da Campanha de Premiação do Censo Big Data ABAV. O prêmio, que conta com a TAP Portugal como apoiadora, será sorteado entre as agências de viagens associadas que até lá tenham completado todas as fases de consultas do Censo.

NO PORTAL DA ABAV

As perguntas são bem objetivas e estão distribuídas em quatro questionários hospedados na área restrita do portal ABAV, acessado com login e senha de associado. Todas as informações recebidas são tratadas sob os critérios de confidencialidade e não serão divulgadas, sendo utilizadas somente para a construção de indicadores internos da entidade sobre a sua base associada.

“Detectamos que muitos associados ainda estavam com os dados desatualizados ou precisando recuperar a senha de acesso ao sistema. Com a prorrogação, ampliaremos a adesão ao Censo e a oportunidade para que mais agências participem da campanha premiada”, informa o presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull.

O sorteio será realizado no dia 26 de julho, por meio eletrônico (CNPJ da agência), durante Reunião do Conselho de Presidentes e Diretoria da ABAV Nacional. Com os quatro questionários, o associado também encontrará o regulamento da campanha acessando http://www.abav.com.br/login.

ABAV EXPO 2017 COM ÁREA DE LUXO

A 45ª ABAV Expo Internacional de Turismo & 48º Encontro Comercial Braztoa evidenciará o turismo de luxo em 2017, com a estreia de um lounge exclusivo para a realização de networking, além de experiências personalizadas aos convidados Vips, por meio de degustações de produtos e serviços.

Diferente dos espaços tradicionais encontrados em feiras e eventos, o Lounge Turismo de Luxo ABAV / Grupo Radar & TV / D&D by Jóia Bergamo foi idealizado em conjunto com o empresário Otavio Neto, CEO do Grupo Radar & TV, como uma alternativa para apresentar de maneira lúdica as novas tendências do setor de turismo, em um ambiente que proporcione interação, vivências e oportunidades de negócios.

REQUITENTE E SOFISITICAÇÃO

Com requinte e sofisticação, o projeto leva a assinatura da renomada designer de interiores Jóia Bergamo e será mobiliado e decorado por grifes do Shopping D&D, trazendo na sua concepção um espaço acolhedor para receber convidados e abrigar as marcas de luxo especialmente selecionadas como patrocinadoras. O espaço contará, ainda, com um estúdio de TV do Radar Televison, com tecnologia de última geração, na transmissão e cobertura diária das entrevistas, novidades e bastidores desta ação inédita na ABAV Expo.

ATENDIMENTO ESPECIALIZADO

Para promover ainda mais o relacionamento, as marcas apoiadoras do lounge terão dois representantes para o atendimento personalizado dos visitantes e compradores convidados, além de serem as grandes anfitriãs das agências de viagens de seu relacionamento, que terão a oportunidade de vivenciarem todas as experiências realizadas no espaço.

NA ABAV EXPO VILA DO SABER

Na foto Ney Gonçalves, vice-presidente de Turismo Especializado da ABAV Nacional, Gervásio Tanabe, diretor executivo da Abracorp, Beatrice Borges, coordenadora do ICCABAV, Rita Vasconcelos, conselheira de Ética da ABAV Nacional, Antonio Azevedo, vice-presidente de Capacitação e Certificação da ABAV Nacional, Andréa Nakane, da Mestres da Hospitalidade, Edmilson Romão, vice-presidente de Capacitação e Certificação da ABAV-SP, e Shirley Salazar, da Mestres da Hospitalidade.

A Vila do Saber, espaço da ABAV Expo voltado à capacitação e difusão do conhecimento, inova em sua proposta para 2017 com uma estrutura de conteúdo mais dinâmica e atrações interativas, visando maior aproximação com os participantes.

DEBATES E MESAS REDONDAS

O espaço físico será redesenhado para abrigar duas novas áreas temáticas, mas manterá o conceito aberto, no modelo inovador que agradou os visitantes em 2016. Às quatro áreas apresentadas no ano passado – Gestão, Inovação, Segmentação e Tecnologia – foi acrescentada uma exclusiva para a realização de Debates e Mesas Redondas e outra dedicada ao tema Produtos e Destinos, que será disponibilizada aos expositores.

A exemplo do ano passado, os participantes terão a facilidade de usar fones de ouvido para assistir as apresentações, que também serão simultaneamente transmitidas via streaming.

NOVA DINÂMICA

O espaço ganhará uma nova dinâmica baseada na ideia de gamificação, visando engajar os participantes, ampliar a absorção do aprendizado e a assimilação do conteúdo. Possibilitará, ainda, maior contato com o universo mobile – assunto que será amplamente discutido nesta edição, visando especialmente suas possibilidades para o agenciamento de viagens.

A Vila do Saber será o ponto de encontro de outras ações e iniciativas que visam beneficiar e amplificar a visão dos visitantes, como as palestras idealizadas pelo GTTA (Grupo de Trabalho de Tecnologia da ABAV), e outras ministradas por profissionais e personalidades de grande relevância para o turismo, que se alternarão em apresentações diárias, sempre trazendo as principais tendências em voga no Brasil e no mundo.

MEHORES OPORTUNIDADES

“Estamos empenhados em disponibilizar na Vila do Saber e no Congresso ABAV de Turismo as melhores oportunidades de capacitação aos profissionais do turismo. O contato com novas técnicas, recursos e ferramentas irão fortalecer o know-how dos visitantes e abrir portas para seus negócios”, afirma Antonio Azevedo, vice-presidente de Capacitação e Certificação da ABAV Nacional.

Todo o conteúdo apresentado na Vila do Saber está sendo desenvolvido sob um novo modelo de curadoria que envolveu a formação do Comitê ICCABAV, grupo composto por instrutores e profissionais ligados ao instituto com extenso conhecimento e vivência no turismo que respondem, conjuntamente, pela gestão de ideias e pelo direcionamento das atividades do espaço. O Comitê conta também com a participação da empresa Mestres da Hospitalidade, que renova a parceria firmada com o ICCABAV no ano passado, oferecendo suporte à montagem da grade dos temas e das atividades operacionais.

A 45ª ABAV Expo Internacional de Turismo e 48º Encontro Comercial Braztoa acontece entre os dias 27 e 29 de setembro (quarta à sexta-feira), das 12h às 20h, no Expo Center Norte (SP).

ICCABAV PROMOVE SIMPÓSIO

Instituto anunciou a formação de um grupo de trabalho dedicado à difusão de conhecimento e o recrutamento de sete novos instrutores  

O Instituto de Capacitação e Certificação da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ICCABAV) reuniu na última terça-feira (25) sua equipe de instrutores para a realização do Simpósio ICCABAV 2017, um encontro de profissionais do instituto voltado à troca de experiências, alinhamento de atividades e novos projetos.

TEMAS ESTRATÉTICOS

A pauta do evento contou com vários temas estratégicos, entre eles o balanço de ações em 2016, período em que foram capacitados 9.351 profissionais em cursos presenciais, a distância e na Vila do Saber, e as atualizações nos cursos EaD, com o objetivo de fornecer um portfólio mais alinhado com as demandas do mercado.

GRUPOS DE TRABALHO

A grande novidade do encontro foi a criação de grupos de trabalho ICCABAV, uma iniciativa que reunirá a inteligência e experiência dos instrutores em prol das agências de viagens  associadas à ABAV. O grupo fará reuniões periódicas para a troca de ideias e geração de conteúdos, como artigos, entrevistas, eventos, que facilitarão as atividades das agências de viagens.

Durante o Simpósio também foi anunciada a expansão do portfólio de cursos presenciais e a inserção de outras soluções para o atendimento das necessidades das agências de viagens, como a oferta de consultoria e cursos in company. Além disso, foram apresentados sete novos instrutores que agora se juntam ao grupo de profissionais já atuantes em 2017. Esses profissionais vêm reforçar as iniciativas do ICCABAV em favor do aperfeiçoamento, ampliação de temáticas e novas áreas de atuação para os alunos. São eles Andréa Nakane, Charles Calmucci, Francisco de Canindé Gentil Vieira, Gervásio Tanabe, Luiz Del Vigna, Kelly Malheiros e Shirley Salazar.

PARTICIPAÇÃO DIFERENCIADA

Neste ano o grupo também terá uma participação diferenciada no Congresso ABAV de Turismo, inserido na Vila do Saber, durante a 45ª ABAV Expo Internacional de Turismo e 48º Encontro Comercial Braztoa. Os instrutores contribuirão, juntamente com a curadoria do evento, com a idealização e apresentação de palestras, fóruns e debates alinhados com os eixos temáticos que regem o espaço.

Os participantes foram recepcionados pelo vice-presidente de Capacitação e Certificação da ABAV Nacional, Antonio Azevedo, que deu as boas-vindas ao grupo e compartilhou seu apoio e suporte para as diversas atividades programadas em favor da promoção do instituto e da capacitação dos profissionais de turismo.

“A realização deste primeiro Simpósio é muito importante para o ICCABAV, pois nos permite ter um contato mais próximo com nossos instrutores e receber o feedback de suas experiências na capacitação dos profissionais. Para este ano temos diversos projetos e contamos com a participação do grupo para o desenvolvimento de materiais que irão agregar ao dia a dia do nossos associados”, afirma Azevedo.

NOVOS INSTRUTORES DO ICCABAV

Andréa Nakane

Comunicóloga (RP), com registro no Conselho Profissional de Relações Públicas, com especializações em Marketing. Educação do Ensino Superior, EAD e em Administração e Organização de Eventos, atua no mercado há mais de 24 anos com vivência expressiva na hotelaria, turismo e eventos corporativos. Leciona em cursos técnicos, graduação modular e pós-graduação (latu sensu e MBA) de instituições de renome nacional. Autora do livro Técnicas de Organização de Eventos (esgotado) e Segurança em Eventos: Não dá para Ficar Sem!. Mestre em Hospitalidade e Doutoranda em Comunicação Social.

Charles Calmucci

Formado em Ciências Políticas e Relações Internacionais, ambas pela Universidad Católica de Córdoba – Argentina. Conteudista e palestrante com marcada atuação no trade.

Francisco de Canindé Gentil Vieira

Turismólogo da primeira turma da Universidade Anhembi Morumbi, com mestrado em Educação. Atua no mercado de agenciamento, operadora turística e organização de eventos há mais de 44 anos. Participa do grupo de pesquisa sobre Negócios da Hospitalidade. Co-autor do livro “Hospitalidade: Turismo e Estratégias Segmentadas”, da editora Cengage Learning, indicado para o prêmio Jabuti 2011, na categoria Turismo e Hospitalidade.

Gervásio Tanabe

Pós-graduado em Administração Empresarial pela UFF, com mais de 25 anos de experiência na gestão de pessoas e negócios, na área comercial & marketing, adquirida em É diretor executivo da Abracorp – Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas. Atua também como palestrante, com portfolio de programas de qualificação e desenvolvimento empresarial, business coach, consultor independente de empresas e consultor partner da GLG Consulting.

Luiz Del Vigna

Viajante Profissional, diretor da Nomad Brasil e Técnico em Turismo pela Fundação Bradesco. Especialista em Turismo de Aventura com veículos fora de estrada 4×4 pela ABNT Certificadora. Dedica-se ao turismo desde 1977, tendo exercido várias atividades e trabalhado para grandes empresas como Bradesco Turismo, VASP, FLOT Viagens e Itapemirim Turismo. Organiza e opera viagens temáticas sobre vinhos, café, arte, história, literatura e cultura popular brasileira, mescladas ao ecoturismo e turismo de aventura. Também desenvolve cursos e consultorias técnicas em turismo com foco em qualificação de capital humano, desenvolvimento de produtos e aprimoramento de serviços. É sócio fundador e atual vice-presidente da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura – Abeta. 

Kelly Malheiros

Consultora Empresarial, educadora e palestrante. Mais de 120 mil pessoas treinadas em todo o Brasil.

Shirley Salazar

Bacharel em Turismo. Atua no segmento de eventos há mais de 30 anos. É docente em cursos de Tecnologia, Graduação e Pós-Graduação nos segmentos de Turismo, Hospitalidade, Gastronomia, Hotelaria e Eventos. É Mestre em Hospitalidade com especialização no segmento de feiras comerciais.

Por Liszt Madruga

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *