unnamed

Com um investimento de cerca de R$ 20 milhões, plataforma ainda integra tecnologia e serviços já oferecidos pela empresa, aumentando a eficiência operacional

A Gocil, empresa especializada em segurança privada e limpeza, acredita que o investimento em inovação é a melhor estratégia para enfrentar a crise econômica. Para tanto, ela investiu cerca de R$ 20 milhões no desenvolvimento de uma plataforma integrada e inteligente, que promete revolucionar o mercado de segurança privada no Brasil. Batizado de Integras, a solução alia tecnologia de ponta, inteligência e mão de obra especializada. Com a iniciativa, a Gocil espera crescer 5% este ano. Em 2016, o seu faturamento atingiu R$ 1,2 bilhão.

A plataforma integra diversas tecnologias – softwares, alarmes, sensores, chips, dispositivos etc.–, que até o momento atuavam de maneira independente. O trabalho passa a ter uma gestão integrada, aliada à expertise da Gocil. O resultado é o aumento da eficiência operacional e inteligência na execução de procedimentos específicos, de acordo com a necessidade de cada cliente e aplicação. Com o Integras, é possível antecipar riscos de segurança, permitindo a imediata tomada de decisões. O sistema ainda otimiza diversos processos internos em outras áreas, aumentando a eficiência e a produtividade. Para a Gocil, segurança é agir previamente, com estratégia e efetividade, reduzindo assim o número de ocorrências.

O sistema oferece pacotes de serviços personalizados, atendendo às necessidades de cada cliente em diferentes segmentos de atuação da Gocil, como Hospitais, Indústrias, Centros Logísticos, Shopping Centers, Instituições de ensino, Edifícios Comerciais, entre outros.

Aplicado na segurança de um shopping center, por exemplo, o Integras é capaz de detectar ações suspeitas, seja de uma pessoa parada em frente a uma vitrine de joalheria, com atitudes incomuns de um consumidor, ou mesmo no estacionamento. O sistema aciona um alerta e um vigilante é deslocado ao local para fazer a averiguação. Como a entrada de veículos também é monitorada, o sistema identifica e registra se o carro entrou com avarias, evitando possíveis reclamações e processos de clientes por danos materiais.

“Entre outras aplicações em um shopping center, o Integras alerta automaticamente se um grupo de pessoas está se reunindo dentro ou fora do estabelecimento, identificando um possível “rolezinho” ou arrastão, e ainda localiza instantaneamente uma criança perdida ou idoso dentro do shopping apenas com um descritivo de suas roupas”, afirma Cesar Leonel, diretor superintendente da Gocil.

Na área de limpeza, o sistema monitora e conta quantas pessoas utilizaram o sanitário até o momento e quando atingir um determinado número pré-estabelecido, um alerta é acionado para que o mesmo seja limpo novamente, evitando que a equipe fique ociosa esperando o momento da limpeza.

Segundo explica Leonel, toda a operação de segurança é terceirizada pela Gocil e controlada remotamente pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), localizado na matriz da empresa, em São Paulo (SP).

Outro exemplo é a aplicação do Integras em um centro de distribuição, local que requer alta segurança e estratégia, pois armazena bens de alto valor para a organização. Neste caso, o sistema permite interligar leitores de placa de caminhão, vistoria no veículo, controle de perímetro e rota dentro do pátio.

Ao chegar à portaria, o leitor identifica a placa do caminhão, abrindo uma janela no sistema, e o operador do CICC, na matriz da Gocil, inicia os procedimentos de entrada monitorada por meio de câmeras. O caminhão entra na clausura e um vigilante faz a vistoria no caminhão, tudo acompanhado pelo operador a distância. Ao término da ronda pelo vigilante, o operador abre a clausura, liberando a passagem do veículo. Se na saída ele se dirigir à doca errada, um alarme é disparado e é aberta uma ocorrência.

“Ao invés de colocarmos alguém para conferir o caminhão que chega ao centro de distribuição, teremos uma câmera para ler a placa e, se estiver pré-programado, abrir aquela cancela automaticamente. Vemos isso como aumento de eficiência operacional e otimização de mão de obra”, afirma o diretor superintendente da Gocil.

Solução inovadora

Por dois anos, uma equipe multifuncional da Gocil ligada ao seu Comitê de Inovação avaliou diferentes plataformas oferecidas nos Estados Unidos e Europa. Após a escolha da plataforma, de origem norte-americana, a Gocil investiu no desenvolvimento e adaptação para o mercado brasileiro e na ampliação de sua infraestrutura, totalizando cerca de R$ 20 milhões investidos.

Trata-se de uma solução inédita, que combina diversas tecnologias e serviços, ativando planos de ação e protocolos operacionais previamente definidos. O volume de informações coletados, aliado à inteligência da análise, é uma mudança de paradigma, pois a ênfase está na prevenção de ocorrências, de forma que a segurança seja ativa e não reativa, como normalmente ocorre.

“No mercado brasileiro ninguém ainda trabalhou com uma solução integrada de serviços remotos e mão de obra. A plataforma que desenvolvemos estabelece correlações entre procedimentos definidos, informações e ocorrências, otimizando recursos e aumentando a assertividade nas ações”, acrescenta Leonel.

Segundo o executivo, no desenvolvimento do Integras foi necessária uma reestruturação na infraestrutura da empresa. “Fizemos grandes investimentos em servidores, com uma enorme capacidade de armazenamento e processamento, para receber essas soluções, pois os processos não deixam de existir. Eles só vão funcionar integrados”, salienta Leonel.

Como estratégia de marketing, a Gocil está produzindo vídeos interativos e em 3D para explicar detalhadamente o funcionamento do sistema em suas diferentes aplicações. Estes filmes serão exibidos em eventos internos fechados para clientes atuais e potenciais, além de feiras e congressos do setor em que a Gocil participará este ano.

Sobre a Gocil

A Gocil Segurança e Serviços está há 30 anos no segmento de segurança e limpeza, proporcionando o melhor atendimento do mercado, com uma estrutura que conta com mais 20 mil colaboradores, alocados em 3,5 mil pontos de atuação, garantindo a segurança de mais de 1.000 clientes pelos principais estados do Brasil. A empresa está preparada para atender Shopping Centers, Centros Logísticos, Hospitais, Centros Empresariais, Instituições de Ensino, Indústrias, Condomínios Residenciais, Mercado Financeiro e Arenas que precisam de serviços de qualidade da maior empresa de segurança empresarial e limpeza do País.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *