pontos-turismo-em-natal-rn-7

 

Foi realizada nesta quinta-feira (13), às 09h, na Sala 04 do SEBRAE/RN a Oficina Participativa que irá compor o Produto 03 do Plano de Fortalecimento Institucional da Gestão Municipal do Turismo de Natal. Este processo de participação é de extrema importância para a elaboração do produto, pois é o momento no qual as partes interessadas podem contribuir diretamente com o plano, dando sugestões, bem como realizando críticas.

PLANO DE AÇÔES

Produto 03 corresponde ao Plano de Ações. Na ocasião da oficina, os consultores da START Consultoria, empresa contratada para elaboração do Plano de Ações, apresentaram as ações propostas com base na análise diagnóstica realizada durante o Produto 02 – Diagnóstico da Situação Atual. O Plano de Ações apresenta as possíveis soluções para sanar os problemas identificados no produto anterior, bem como potencializar as oportunidades.

METODOLOGIA DA OFICINA

A oficina utilizou como metodologia a formação de três grupos: um formado por representantes da Secretaria Municipal de Turismo de Natal – SETUR Natal, outro formado por representantes do trade turístico e parceiros, e outro formado por órgãos públicos (bancos, secretarias estaduais, etc.). Os grupos tinham de avaliar as ações elencadas pelos consultores.

As ações foram apresentadas em books, divididos em 5 eixos, conforme o Termo de Referência que rege a consultoria, sendo eles: Planejamento e Gestão Estratégica do Turismo; Qualificação da oferta turística; Gestão do uso turístico dos recursos naturais, culturais e do patrimônio histórico; Melhoria de estrutura, organização e operação da gestão turística; e, Gestão do meio ambiente. Cada eixo trazia fichas, que continham as ações propostas. Ao todo, os participantes tiveram de avaliar 27 fichas, sugerir quais ações deveriam permanecer, quais poderiam ser substituídas, e elencar sua prioridade, a partir de uma matriz de qualidade (Matriz GUT). A oficina ocorreu das 09 às 12h, e contou com a presença de 30 participantes, inclusive de Christiani Alecrim, titular da Setur Natal.

Por Liszt Madruga

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *