KFC-china-e1504280090175
Sistema foi lançando na última sexta-feira, 1º, em Hangzhou (Foto: Wikimedia)

Método permite pagamento de refeições através de um terminal que usa fotos no sistema para comparar rostos

A rede americana de fast food KFC lançou na última sexta-feira, 1º, um sistema de pagamento por reconhecimento facial em uma loja na cidade de Hangzhou, no leste da China. Com a nova tecnologia, os clientes poderão fazer seus pedidos em um terminal tátil sem precisar usar seu dinheiro.

O novo sistema, batizado de “Smile to Pay”, foi desenvolvido em parceria entre o grupo Yum, dono das marcas KFC e Pizza Hut, e a gigante do comércio eletrônico Alibaba. O lançamento da tecnologia para aplicação comercial é descrita como uma “estreia mundial”.

A tecnologia foi implementada em uma loja da KPRO, uma franquia da rede KFC, destinada a servir refeições mais saudáveis. Nela, o rosto do cliente é detectado por uma câmera 3D, que compara a imagem com a foto que tem em sua conta do sistema de pagamento móvel Alipay, da Alibaba.

“Combinado com uma câmera 3D e um algoritmo de detecção de vivacidade, o Smile to Pay pode efetivamente bloquear tentativas de falsificação usando fotos de outras pessoas ou gravações de vídeo e garantir a segurança da conta”, explica Jidong Chen, diretor de tecnologia biométrica da Ant Financial, desenvolvedora do software de reconhecimento facial.

A tecnologia de reconhecimento facial tem sido frequentemente usada na China. Esse sistema já é usado no Templo do Céu, um famoso ponto turístico da capital Pequim, para detectar pessoas que roubam papel higiênico, e pela companhia aérea China Southern, que utiliza como substituição dos cartões de embarque.

Opinião & Noticia

Fontes:
Independent-KFC store in China lets customers pay with facial recognition
O Globo-Rede de fast food inicia venda por reconhecimento facial em loja na China

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *