Liszt Madruga

Por Liszt Madruga

NOVIDADES NO CONGRESSO FESTURIS 2017

Um destino turístico que seja inovador, consolidado sobre uma estrutura tecnológica acessível, com fácil interação e integração do visitante com o meio ambiente, e que se preocupe com o desenvolvimento sustentável do território turístico. Este é um Smart Destination: um destino inteligente. O tema será apresentado por Vinicius Lages, diretor de Administração e Finanças do SEBRAE Nacional, que confirma participação como palestrante no Congresso FESTURIS 2017.

O Congresso acontece no Palácio dos Festivais, nas manhãs dos dias 10 e 11 de novembro e é aberto ao público, sem cobrança de ingresso. Em 2017 o tema central será: “Conectando o Mundo: O Futuro Sustentável da Indústria Turística”. Vinicius Lages abre o Congresso no dia 11 de novembro, às 8h50min, falando sobre desafios e oportunidades com tema Smart Destinations –  Destinos Inteligentes, Sustentáveis e Tecnológicos. “É sempre importante oferecer processos de habilitação para o estado da arte das inovações que estão impactando e irão impactar ainda mais o turismo, especialmente como a transformação digital e as rupturas que ela provoca e que vão mudar as regras do jogo”,destaca Lages, sobre a importância do painel no Congresso FESTURIS. 

QUEM É QUEM

Vinicius Nobre Lages engenheiro agrônomo e ocupa o cargo de Diretor de Administração e Finanças do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa).

Lages fez doutorado em economia do desenvolvimento na França e tem especialização em economia de serviços, turismo e desenvolvimento de negócios. Foi membro do Conselho Nacional de Turismo,  de 2003 a 2007 e em 2011. Também representou a instituição na Organização Mundial do Turismo entre 2003 e 2007 e em 2011. Além disso, já foi Ministro do Turismo em 2014.

FESTURIS GRAMADO

O FESTURIS ocorre de 09 a 12 de novembro, em Gramado na Serra Gaúcha, e a Feira de Negócios vai ocupar 22 mil metros quadrados, no Serra Park. Também faz parte da programação uma intensa grade temática com cases de sucesso que compõem a lista de palestrantes do Congresso FESTURIS que é realizado no Palácio dos Festivais. O credenciamento está aberto e pode ser feito pelo site: www.festurisgramado.com.

MINISTÉRIO DO TURISMO SELECIONA ALUNOS

Estudantes terão bolsa integral de estudos dentro do Programa de Qualificação Internacional. Prazo para recursos vai até 15/09

Realizar cursos de aperfeiçoamento em renomadas instituições de ensino superior do Reino Unido, sem qualquer despesa de transporte, alimentação, hospedagem ou mensalidade. Esta é a oportunidade que mais de 100 estudantes brasileiros de turismo e hospitalidade terão por meio do Programa de Qualificação Internacionaldo Ministério do Turismo, cuja seleção teve o resultado preliminar divulgado terça-feira (12/9).

QUALIFICAR FUTUROS PROFISSIONAIS

As vagas foram preenchidas por alunos matriculados em cursos de bacharelado, licenciatura ou tecnólogo de instituições de ensino superior públicas e privadas. Eles precisaram cumprir exigências como apresentar nota superior a 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e comprovar proficiência em língua inglesa, além de terem cursado no mínimo, 20% e, no máximo, 80% da formação superior atual.

O ministro do Turismo, Marx Beltrão, lembra que o PQI é uma das formas de qualificar futuros profissionais do setor e aumentar as chances de inserção no mercado. “O PQI representa uma grande oportunidade de se aprimorar tanto em turismo quanto na língua inglesa. Esses jovens vão trazer a experiência do Reino Unido e aqui dividi-la com colegas, para que a gente tenha uma mão de obra cada vez mais qualificada e em condições de atender turistas no país”, observa.

CANDIDATOS NÃO HABILITADOS

Os cursos, que serão realizados no próximo ano, terão um formato exclusivo para o PQI, com 11 semanas de duração e aulas teóricas e práticas. Trata-se de uma parceria junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável pela implementação das bolsas, e a Association of Colleges (AoC) do Reino Unido, que vai alocar os alunos em universidades.

Candidatos não habilitados no processo têm prazo até 15/09 para a apresentação de recursos, que devem ser remetidos ao e-mail: bolsa@turismo.gov.br.

BRASIL MAIS TURISMO

O PQI é uma das ações de capacitação profissional previstas no Plano Brasil Mais Turismo, um pacote de ações do governo federal voltado ao desenvolvimento do setor. O MTur também oferece a plataforma tecnológica Brasil Braços Abertos, que permite a realização de cursos de qualificação pela internet.

O treinamento se destina a trabalhadores que fazem o atendimento direto a visitantes, a exemplo de funcionários de hotéis e taxistas. As inscrições seguem até 30 de setembro, pelo endereço eletrônico brasilbracosabertos.turismo.gov.br, e as aulas devem ser concluídas até 30 de dezembro.

MEDIOTEC TURISMO

Em parceria com o Ministério da Educação, o MTur também proporciona o MedioTec Turismo. O objetivo é promover cursos gratuitos para a formação de técnicos de nível médio, a fim de suprir necessidades do mercado de viagens. As aulas, com 10 mil vagas disponíveis, devem começar ainda neste semestre.

FECOMÉRCIO PROMOVE  MOTORES DO DESENVOLVIMENTO

Seminário será na próxima segunda-feira (18) e terá os especialistas Raul Velloso, Cláudio Porto e Eduardo Giannetti da Fonseca como palestrantes.

O Sistema Fecomércio RN promove na próxima segunda-feira (18) mais uma edição do projeto Motores do Desenvolvimento. Em pauta, uma discussão que atinge a sociedade e a classe produtora potiguar: A participação do Estado na economia: como o equilíbrio fiscal público influencia o mercado. O seminário acontece a partir das 8h no Holiday Inn Natal Hotel.

Para debater o tema junto com o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, estarão no evento três especialistas no assunto que vão destacar a importância da máquina pública na economia do Rio Grande do Norte, são eles: Raul Velloso, Cláudio Porto e Eduardo Giannetti da Fonseca.

 

“Toda a economia é muito atrelada do Poder Público. Cerca de um terço da massa salarial potiguar, por exemplo, advém dos servidores públicos. Também há uma dependência muito grande das compras estatais e dos investimentos. O desequilíbrio financeiro coloca tudo isso em xeque. Por isso, debatê-lo é fundamental”, afirma o presidente Marcelo Queiroz.

 PORQUE OS ESTADOS QUEBRAM

Abrindo o bloco técnico, o economista e especialista em Macroeconomia e Finanças Públicas, Raul Velloso irá palestrar sobre o Porque os estados quebram? Aspectos relevantes do equilíbrio fiscal. Seguindo a linha, Cláudio Porto, presidente da Consultoria Macroplan, fará um Raio X da situação econômica e financeira do Rio Grande do Norte. Fechando as palestras, o economista Eduardo Giannetti da Fonseca falará sobre o Peso do Poder Público na Economia Brasileira e Nordestina em particular.

 O Seminário Motores do Desenvolvimento é uma realização do Sistema Fecomércio Rio Grande do Norte, do jornal Tribuna do Norte, Sistema Fiern, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ministério Público Estadual e RG Salamanca Capital.

FIACULT PRORROGA INSCRIÇÕES DE FILMES

As inscrições e data para a premiação final da 4ª Edição FIACULT – Festival Internacional de Audiovisuais do Comércio, Cultura e Turismo -, que agora será realizado uma vez a cada dois anos, foram prorrogadas.  As inscrições para os filmes poderão ser realizadas até o dia 20 do mês de fevereiro de 2018, quando inicia as votações pelo site www.fiacult.com e a grande final será realizada em 20 de março.

DIVULGAÇÃO DAS PRODUÇÕES

Além das mostras de exibição dos filmes, as produções inscritas no FIACULT serão divulgadas no site www.fiacult.com, mídias sociais, assessoria de imprensa e mídias dos parceiros de revistas, jornais, sites, blogs, televisões, mailing de mais de 80 mil endereços eletrônicos entre outros meios de comunicação e marketing. No YouTube a página do FIACULT conta com mais de 200 mil visualizações.

A nova data garante as produções inscritas um maior tempo de mídia com a divulgação do FIACULT juntamente com as novas inscrições. É também uma oportunidade para disponibilizar mais tempo para os produtores que ainda não se inscreveram terem a oportunidade de incluir seus vídeos. Além das mídias, o FIACULT juntamente com os audiovisuais, vão estar presente com a participação em grandes feiras e eventos, através de stands e mídias, que acontecem em grande maioria, neste segundo semestre de 2017 até abril de 2018. São eventos como: FTN, em Florianópolis, ABAV- SP (Feira das Américas), e FIT, na Argentina, FITUR- Espanha, BTL – Portugal, BIT – Itália e ITB – Alemanha.

EVENTO DE PROJEÇÃO INTERNACIONAL

Esta edição já conta com vídeos inscritos de Portugal, Itália, Patagônia (Chile), Serra Catarinense (SC – Brasil), Pará (Brasil), Porto de Itajaí (SC- Brasil), Costa Mata atlântica (SP-Brasil). As inscrições de vídeos no FIACULT podem ser realizadas diretamente no site www.fiacult.com. Podem ser inscritos os audiovisuais nacionais e internacionais como: filmes de destinos, secretarias de turismo, produtoras, empresas de publicidade, gastronomia (restaurantes, cidades, bebidas e produtos alimentícios), hotéis, operadoras de turismo, empresas de esporte e aventura, museus, Convention Bureaux, estudantes, e demais profissionais e empresas de qualquer segmento que tenha relação com publicidade, comércio, cultura ou turismo.

Segue como mostra de cinema do FIACULT no dia 06 de Outubro no Majestic Palace Hotel às 15 horas em Florianópolis- Santa Catarina. Mais Informações em: www.fiacult.com.​

CONCURSO MISS MISTER RN INTERNACIONAL

Dia 21 deste mês,  os potiguares conhecerão os seus representantes no Concurso Miss e Mister Internacional 2017. A etapa estadual será realizada no La Mouette Recepções, em Candelária. A disputa terá 26 candidatos ao posto de mais belos potiguares de 2017, 12 candidatas a Miss RN Internacional e 14 candidatos a Mister RN Internacional. Os vencedores representarão o Rio Grande do Norte na etapa nacional que acontecerá de 17 a 22 de novembro, em Vitória/ES.

O evento é uma realização de Francisco Oliveira, responsável por enviar os representantes do Estado ao certame nacional. A programação do concurso terá início no dia 19/9, quando as candidatas à Miss chegam ao hotel Ocean Palace, na Via Costeira, a partir das 14h. No mesmo dia, às 20h, será realizado o “presentation show” com apresentação oficial das concorrentes à imprensa e patrocinadores.

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

No decorrer dos três dias as candidatas participarão de ensaios fotográficos, gravação de vídeos e ensaios. Após essa agenda de compromissos, acontecerá a grande final no dia 21, às 20h30, no La Mouette Recepções, em Candelária. O espetáculo de beleza terá os tradicionais trajes de banho e festa, coreografadas pelo profissional Eduardo Queiroz. A ex-BBB Maria Cláudia, a Cacau, é presença confirmada na final. A apresentação do evento será de Johnny Coiffeur e Suely Toledo.  Mais Informações: www.rnvip.com.br.

PREFEITURA DE EXTREMOZ INICIA VACINAÇÃO

A Secretaria de Saúde de Extremoz iniciou pela Zona Rural do município a Campanha de Vacinação Antirrábica canina e felina. A vacinação teve início no dia 15 de agosto e estende-se até 18 de outubro próximo. O objetivo é controlar a circulação do vírus da raiva por meio da vacinação de cães e gatos, evitando a doença em humanos.

Na Zona Rural, uma equipe de dez vacinadores está visitando diariamente as residências para fazer vacinar os animais. Já no centro, o “Dia D” de vacinação será 7 de outubro. Neste dia haverá três postos fixos (Izula Rações, na Praça do Centro; Pet Cão Casa de Ração, em Jardins de Extremoz; Alder Rações, próximo ao Eco Diversões) que funcionarão das 7h às 17h. A população também pode levar os animais de segunda a sexta – no período da campanha – ao Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, durante as manhãs na Travessa Joaquim de Góis, nº 04, Centro.

TRANSMISSÃO DA DOENÇA

De acordo com o médico veterinário da SMS, Giezy Félix, a raiva é transmitida ao homem por meio da inoculação do vírus presente na saliva e secreções do animal infectado, principalmente pela mordedura, arranhadura e lambedura. “Uma das principais ações para o controle da raiva em áreas urbanas é a campanha de vacinação antirrábica canina e felina realizada anualmente. Essa ação continua sendo responsável pela diminuição do número de casos de raiva nesses animais e em humanos”, disse o veterinário.

FETRONOR NA SEMANA DO TRÂNSITO

Eudo Laranjeira, presidente da Fetronor

A equipe do Despoluir da Fetronor vai participar da Semana Nacional de Trânsito, que acontece de 18 a 25 deste mês, em Natal-RN.

Com o tema: “Minha escolha faz a diferença no trânsito”, a abertura será na segunda-feira (18), no Natal Shopping Center, às 16h, com a presença do presidente da Fetronor, Eudo Laranjeiras.

A campanha será realizada em parceria com o Sest Senat, Detran, DNIT, STTU, CPRE, PVT, PRF, Hemonorte, Executiva Propaganda, Federação do Motociclista, Exército, Rotary Club, Ministério Público e CBTU.

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

A programação do primeiro dia da Semana Nacional do Trânsito contará com concurso de fotografia, exposição de painéis de ações educativas, treinamento e pilotagem consciente no Natal Shopping. No dia 19, haverá campanha de doação de sangue pelo Hemonorte no shopping e na Catedral Metropolitana. Para o dia 20 está programado um debate sobre a temática jurídica dos acidentes de trânsito, às 9h, no auditório do Forum Miguel Seabra.

No dia 21, na estação de trem do bairro da Ribeira, o Despoluir-Fetronor participará de uma campanha de conscientização de segurança dos pedestres sobre os trilhos e da inclusão dos idosos no trânsito. Durante a ação serão distribuídos adesivos e panfletos para os passageiros do VLT (Veículo Leve sobre Trilho).

No dia 22, em frente ao shopping Midway Mall a equipe do Despoluir também vai participar da ação que visa conscientizar os pedestres da importância da travessia na faixa de segurança e uso da passarela.

CONSCIENTIZANDO A SOCIEDADE

Criada em 03 de setembro de 1997 – pelo Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional de Trânsito tem como objetivo conscientizar a sociedade para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a “valorização da vida”, intensificando a conscientização das pessoas sobre o seu comportamento utilizando veículos ou agindo como pedestres.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *